OS ALIMENTOS ESSENCIAIS: Para nos alimentarmos de maneira adequada, é fundamental que primeiramente conheçamos os grupos de alimentos e a importância...

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

f

O TEMPO SECO: Baixa umidade relativa do ar aumenta risco de doenças respiratórias, alergias e viroses principalmente em nossos filhos...

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O tabagismo para a saúde

Tabagismo e seus prejuízos á saúde



O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte.

Você provavelmente conhece os malefícios á saúde causada pelo uso dos derivados do tabaco. Lembre-se de que não é apenas o câncer de pulmão, mas vários outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral e envelhecimento prematuro da pele, que são também causados ou agravados pelo tabagismo, entre inúmeras outras doenças,

O monóxido de carbono (CO), presente na fumaça do cigarro, não permite que a qualidade adequada de oxigênio alcance os tecidos dos órgãos de seu corpo. Ninguém está imune aos efeitos danosos do monóxido de carbono, que priva o coração de oxigênio necessário ao seu bom funcionamento, levando ao infarto do miocárdio. Na gestante , diminui o oxigênio que chega ao bebê, trazendo problemas ao seu desenvolvimento.

A nicotina, por sua vez, diminui o calibre dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue pelo corpo. Como um estimulante, a nicotina causa aumento da ansiedade em pessoas predispostas.
Ela é a substância do cigarro responsável pela dependência química.

Finalmente, o alcatrão pode provocar o aparecimento de câncer.

O que é alcatrão?
O alcatrão é uma mistura complexa de mais de 4000 substâncias; dessas, pelo menos sessenta são cancerígenas e estão presentes principalmente no cigarro.


Quais são os riscos para a mulher grávida? 
A mulher grávida que fuma, além de correr o risco de abortar, tem uma maior chance de ter filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congênitos. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.




Quais são os riscos para as crianças que convivem com fumantes em ambientes fechados?


As crianças, especialmente as mais novas, são muito prejudicadas quando expostas à poluição tabagística ambiental, o que ocorre freqüentemente por culpa dos pais. Um estudo da OMS, envolvendo 700 milhões de crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), mostrou que essas crianças apresentaram um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, infecções do ouvido médio, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta. Nos casos em que a mãe é fumante, estima-se uma chance maior (70%) para infecções respiratórias e de ouvido médio do que nos casos em que a mãe não é fumante. Esta chance torna-se mais elevada (30%) se o pai é fumante, em crianças de até 1 ano de idade. A chance aumenta mais ainda (50%) caso haja mais de dois fumantes em casa, convivendo com essas crianças. (WHO, World Tobacco Day"s,2001).



A ventilação nos ambientes pode eliminar a poluição tabagística ambiental?

Não. Embora uma boa ventilação possa ajudar a diminuir a irritação nos olhos, nariz e garganta causada pela fumaça, ela não elimina seus componentes tóxicos. Quando áreas de fumantes e de não fumantes compartilham o mesmo sistema de ventilação , a fumaça se dispersa por toda a área, pois circula através das tubulações de sistemas de refrigeração central. Dessa forma, opções defendidas pela indústria, tais como separação de áreas para fumantes e não fumantes em um mesmo ambiente com um mesmo sistema ventilatório, ou mesmo o aumento da troca de ar através de um sistema especial de ventilação, não eliminam a exposição dos não fumantes. As áreas de fumantes (fumódromos) somente podem ajudar a proteger a saúde dos não fumantes quando são completamente isoladas, com sistema de ventilação separado, não permitindo que o ar poluído circule pelo prédio, e quando os funcionários não precisam passar através dessa área.


Como o tabagismo passiva afeta a saúde?

Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma freqüência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo conseqüências drásticas sobre a sua saúde, incluindo bronquite e pneumonia, desenvolvimento e exacerbação da asma e infecções de ouvido médio.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Saiba que alimentos podem melhorar seu humor

Saiba que alimentos podem melhorar seu humor


Você sabia que o cardápio brasileiro tem algumas alternativas para quem quer levantar seu humor por meio da alimentação.

A ciência chegou à conclusão que a composição dos alimentos pode afetar o funcionamento do cérebro modificando o humor.

Você algum dia imaginou que sua irritação, ansiedade, desatenção e tristeza podem estar associadas a sua alimentação?

Pois é… A cada dia que passa mais e mais estudos e pesquisas científicas vem demonstrando e comprovando que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares e que alguns alimentos possuem nutrientes que podem influenciar o nosso “astral”, ou seja, nosso estado de ânimo.


Quem tem “bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão”, afirma Camila Mendes de Abreu, professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.
Segundo ela, a química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar.

 A serotonina:

 A serotonina é a principal substância do cérebro que regula a sensação de fome, o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais, e quando ela está em baixa concentração pode levar ao mal humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo. e saciedade. Para isso a alimentação diária deve:


As principais fontes para a produção dos neurotransmissores que modulam o bom humor são: 


  • Peixes: (salmão, sardinha, arenque, atum, cavala e etc), as carnes magras em geral.ricos em selênio e zinco que agem no cérebro , diminuem o cansaço e a ansiedade.



  • Frutas de modo geral  destaque para:



Banana: rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade, diminuem a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, porque a banana por conter muita frutose pode provocar pico glicêmico e até engordar.




Laranja: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Além dos sucos desintoxicantes, opte também por consumir a laranja em pedaços ou gomos. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.




Uva: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pelee ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.





Macã : Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico. Reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, calmante por natureza proporciona sono relaxante.







maracujá e jabuticaba: Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.



  • Ovos

Seus benefícios são inúmeros – o necessário, como em todo alimento, é comer com moderação, contêm, ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… A lista é enorme. A presença especial está na colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. “Ela atua na redução da absorção do colesterol ruim e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular”, explica a nutricionista Rúbia Gomes Maciel, da Natue.a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.


  • Leguminosas : (feijões, ervilhas, grão de bico),


As leguminosas são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtor sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos.




  • Vegetais de folhas verdes escuras: 



Ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B, cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso central. O ácido fólico está nos vegetais de folhas verdes escuras, na laranja e nos grãos.  A falta dessa substância é associada à depressão, pois pode acarretar à queda dos níveis de serotonina no cérebro. O magnésio contido na clorofila participa diretamente do processo de regulação de serotonina e no controle do humor.




  • Frutas oleaginosas

São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-pará. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.








  • Leite

Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.











  • Pimenta


A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor. Mas não exagere nas quantidades.






  • Alface


Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.









Exponha-se ao sol, antes das 10 da manhã ou após as 16 horas… Sol é vida. Energia..é troca … Experimente! (15 a 20 minutos ao dia). Além disso, o sol em contato com a pele produz a vitamina D, importante para a absorção do cálcio para os ossos e dentes.


Na verdade os alimentos citados são ricos em triptofano, um aminoácido, que é convertido em serotonina, no organismo.
Estes alimentos devem ser consumidos em várias pequenas porções durante o dia, para manter os níveis de serotonina, sempre próximo do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais, e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.