quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Saiba que alimentos podem melhorar seu humor

Saiba que alimentos podem melhorar seu humor


Você sabia que o cardápio brasileiro tem algumas alternativas para quem quer levantar seu humor por meio da alimentação.

A ciência chegou à conclusão que a composição dos alimentos pode afetar o funcionamento do cérebro modificando o humor.

Você algum dia imaginou que sua irritação, ansiedade, desatenção e tristeza podem estar associadas a sua alimentação?

Pois é… A cada dia que passa mais e mais estudos e pesquisas científicas vem demonstrando e comprovando que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares e que alguns alimentos possuem nutrientes que podem influenciar o nosso “astral”, ou seja, nosso estado de ânimo.


Quem tem “bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão”, afirma Camila Mendes de Abreu, professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.
Segundo ela, a química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar.

 A serotonina:

 A serotonina é a principal substância do cérebro que regula a sensação de fome, o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais, e quando ela está em baixa concentração pode levar ao mal humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo. e saciedade. Para isso a alimentação diária deve:


As principais fontes para a produção dos neurotransmissores que modulam o bom humor são: 


  • Peixes: (salmão, sardinha, arenque, atum, cavala e etc), as carnes magras em geral.ricos em selênio e zinco que agem no cérebro , diminuem o cansaço e a ansiedade.



  • Frutas de modo geral  destaque para:



Banana: rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade, diminuem a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, porque a banana por conter muita frutose pode provocar pico glicêmico e até engordar.




Laranja: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Além dos sucos desintoxicantes, opte também por consumir a laranja em pedaços ou gomos. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.




Uva: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pelee ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.





Macã : Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico. Reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, calmante por natureza proporciona sono relaxante.







maracujá e jabuticaba: Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.



  • Ovos

Seus benefícios são inúmeros – o necessário, como em todo alimento, é comer com moderação, contêm, ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… A lista é enorme. A presença especial está na colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. “Ela atua na redução da absorção do colesterol ruim e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular”, explica a nutricionista Rúbia Gomes Maciel, da Natue.a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.


  • Leguminosas : (feijões, ervilhas, grão de bico),


As leguminosas são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtor sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos.




  • Vegetais de folhas verdes escuras: 



Ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B, cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso central. O ácido fólico está nos vegetais de folhas verdes escuras, na laranja e nos grãos.  A falta dessa substância é associada à depressão, pois pode acarretar à queda dos níveis de serotonina no cérebro. O magnésio contido na clorofila participa diretamente do processo de regulação de serotonina e no controle do humor.




  • Frutas oleaginosas

São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-pará. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.








  • Leite

Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.











  • Pimenta


A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor. Mas não exagere nas quantidades.






  • Alface


Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.









Exponha-se ao sol, antes das 10 da manhã ou após as 16 horas… Sol é vida. Energia..é troca … Experimente! (15 a 20 minutos ao dia). Além disso, o sol em contato com a pele produz a vitamina D, importante para a absorção do cálcio para os ossos e dentes.


Na verdade os alimentos citados são ricos em triptofano, um aminoácido, que é convertido em serotonina, no organismo.
Estes alimentos devem ser consumidos em várias pequenas porções durante o dia, para manter os níveis de serotonina, sempre próximo do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais, e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.

Comentários
0 Comentários