O corpo humano tem cinco sentidos principais, todos são importantes, mas a visão é o sentido que domina a nossa vida.
O olho humano é um órgão frágil e muito complexo. Um olho saudável vê bem quando há luz forte ou fraga. É também capaz de detectar cores diferentes e ver com clareza objetos que estão pertos ou longe.
O bom funcionamento do olho se dá através da lágrima que é produzida pelas glândulas lacrimais, que evita o ressecamento do olho e remove as partículas de poeira.
Agora, imagine se todos os seres humanos tivessem nascido cegos e mesmo assim sobrevivido. Não haveria cinema, televisão e computador. Você já pensou? É difícil de imaginar como seria o mundo, pois imaginar é criar imagens. Portanto, é necessário cuidarmos bem dos nossos olhos.
Segundo a oftalmologista Lara Murad Bichara, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, vários estudos já comprovaram que a escolha de nutrientes pode prevenir o aparecimento de doenças oculares, como a degeneração macular e olho seco, por exemplo.
Veja a lista de produtos elencados pela médica que contribuem para a preservar a saúde dos olhos:
1. Ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, auxiliares na prevenção da evolução da degeneração macular.
1. Ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, auxiliares na prevenção da evolução da degeneração macular.
2. Laranja é rica em carotenoides, nutrientes aliadas da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.
3. Peixes, como salmão, sardinha e atum, são excelentes fontes de antioxidantes (como ômega 3) que ajudam a combater a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos.
4. Cenoura é ricas em carotenoides, nutrientes aliadas da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.
5. Linhaça é fonte de vitamina E e de ômega 3, 6 e 9, todos de extrema importância para tratamento do olho seco, uma alteração comum e desconfortável.
6. Mamão é rico em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.
7. Azeite de oliva: outra fonte de omega 3, vitamina E e polifenóis, também é um alimento indicado para prevenir degeneração macular.












