OS ALIMENTOS ESSENCIAIS: Para nos alimentarmos de maneira adequada, é fundamental que primeiramente conheçamos os grupos de alimentos e a importância...

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

f

O TEMPO SECO: Baixa umidade relativa do ar aumenta risco de doenças respiratórias, alergias e viroses principalmente em nossos filhos...

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

10 Alimentos essenciais para nossa saúde

Para nos alimentarmos de maneira adequada, é fundamental que primeiramente conheçamos os grupos de alimentos e a importância que cada um deles tem para a nossa saúde.
Comer é uma necessidade para o organismo: é essencial para o crescimento físico e desenvolvimento intelectual na infância e na adolescência e para o bom funcionamento e saúde do nosso corpo em qualquer idade.
É essencial que os pais aprendam a apreciar e transmitir aos seus filhos a importância de uma dieta equilibrada e variada.
Aqui estão alguns alimentos que irão ajudá-los a seguir uma dieta equilibrada em casa.

1. Iogurte: é uma fonte riquíssima de vitaminas e minerais. Além disso, possui lactobacilos, que ajudam na digestão.



2. Aveia: outra boa opção alimentar, protege das doenças do coração, colesterol ruim e câncer.


3. Quinoa: ajuda a manter longe os problemas de perda de memória, dificuldade de aprendizado, variações de humor e indisposição.


4. Repolho: previne o câncer e a úlcera, é rico em vitamina C, ajuda a queimar gorduras e a reduzir o colesterol ruim.



5. Couve-flor: rica em vitamina C, previne o câncer e combate a hipertensão.


6. Brócolis: ótimo para prevenir doenças cardíacas e reduzir o peso. Ajuda também a retomar o desejo sexual e impede a queda de cabelos.



7. Chá verde: rico em vitaminas e minerais, previne o envelhecimento e tem um bom colesterol. Além disso, combate a inflamação pela luz solar.



8. Ovo: é o alimento mais completo depois do leite materno. A gema e a clara garantem vitaminas e minerais, proteínas e combatem alergias.


9. Banana: independente do tipo, a banana regula o intestino, ajuda a relaxar, manter o bom humor e combater alergias e a insônia.


10. Soja: combate o envelhecimento, previne o câncer e a osteoporose e ainda ajuda no funcionamento do intestino e na ativação das células do cérebro. 


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Salada de quinoa


Quinua ou Quinoa é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas. Possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, ômega 3, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E).
A quinua é rica em ômega 3 e 6, essas gorduras do bem ajudam na redução do colesterol ruim, o LDL.
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas.
A quinoa ajuda na perda de peso e também aumenta a saciedade, pois as fibras demoram mais para serem digeridas pelo organismo.
Além desta boa quantidade de fibra, a quinoa contêm, também, muito cálcio, que fortalece as unhas, o cabelo e os ossos, ômega 3 , que é a gordura boa que consegue acabar com a gordura ruim e dá mais força ao organismo.
A quinoa tem os dez aminoácidos essenciais para a vida humana, que o nosso corpo não é capaz de produzir. E em especial a lisina, fundamental na fase do crescimento.



Salada de quinoa

Ingredientes

Rendimento: 6 porções

• 2 xícaras de quinoa cozida
• 1 xícara de pimentão verde, em cubos
• 4 rabanetes, cortados
• 1 de milho, cozidos e sem casca
• 1 xícara de repolho roxo picado
• 1 1/2 xícaras de tomate cereja, picados e sem sementes
• 1 cenoura ralada
• 1 pepino, descascado e picado
• 1 abacate, descascadas e cortadas em cubos
• 3 colheres de sopa de cebola picada (opcional)
• 1 colher de sopa de azeite de oliva
• 2 colheres de sopa de suco de limão
• Coentro picado
• 6 grandes folhas de alface


Preparação:

1. Em uma tigela grande, coloque a quinoa e adicione todos os ingredientes, exceto a alface. Misture bem para combinar.
2. Lave e seque as folhas de alface. Coloque as folhas na borda da tigela ou salada na salada é servida.

terça-feira, 23 de julho de 2013

A importância da quinoa

A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.

Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.
Cientistas do mundo todo se voltam para a América Latina, que saem os alimentos mais completos para o ser humano. Alimentos que brotam no chão há milênios e que precisavam apenas ser redescobertos, como a quinoa.

A redescoberta destes alimentos começou com Luis Sumar Kalinowski, um morador do Vale Sagrado dos Incas. O professor Luis hoje tem 75 anos e continua entusiasmado. Ele pergunta: “O que queremos para as nossas crianças? Que representem um futuro para as nações. Então, temos que lhes dar bom alimento”.

Em Lima, capital do Peru, a nutricionista Ritva Repo de Carrasco, uma finlandesa que há 25 anos estuda a quinoa.
Ela chama este alimento de "o grão mais completo do mundo". Descobriu semelhanças da quinoa até com o leite materno.
“A quinoa tem uma proteína que pode ser comparada à do leite. Tem alto conteúdo de fibra, que combate o câncer. E tem ainda compostos  que chamamos de bioativos, que protegem contra muitas doenças. Por isso eu diria que a quinoa é um superalimento”, garante a nutricionista.
A quinoa tem os dez aminoácidos essenciais para a vida humana, que o nosso corpo não é capaz de produzir. E em especial a lisina, fundamental na fase do crescimento.

A quinoa tem sido dado prêmios, homenagens e reconhecimentos. O 2013 é o Ano Internacional da Quinoa segundo a ONU e até mesmo que é parte do Programa de Redução e Combate à Pobreza. Gradualmente este pseudo-cereal,  entrou  nos cardápios de restaurantes, e especialmente em casa, sendo consumida com mais freqüência por toda a família e especialmente para os nossos filhos.


SETE BENEFÍCIOS DE SAÚDE DA QUINOA:

1. Quinoa é um dos alimentos mais ricos em proteínas, podemos comer. É uma proteína completa contendo todos os nove aminoácidos essenciais.

2. Quinoa contém quase o dobro de fibras como a maioria dos outros grãos. A fibra é mais conhecida para aliviar a constipação. Ela também ajuda a prevenir doenças cardíacas, reduzindo a pressão arterial elevada e diabetes. Fibra reduz os níveis de colesterol e glicose, pode reduzir o risco de desenvolver hemorróidas e pode ajudar você a perder peso, pois leva um tempo para mastigar do que a outros alimentos, porque faz você se sentir satisfeito durante mais tempo e é menos "energia densa", que significa tem poucas calorias para o mesmo volume de alimentos.

3. Quinoa contém ferro. O ferro ajuda a manter os glóbulos vermelhos do sangue saudável e é a base da formação de hemoglobina. Ferro transporta o oxigênio de uma célula para outra e fornece oxigênio para os músculos para ajudar na sua contração. O ferro também aumenta a função do cérebro, porque o cérebro leva em cerca de 20% do oxigênio no sangue. Há muitos benefícios de ferro um pouco mais do que incluem a síntese de neurotransmissores, regulação da temperatura corporal, atividade da enzima ajudas e metabolismo energético.

4. Quinoa contém lisina. A lisina é principalmente essencial para o crescimento e reparação de tecidos.

5. Quinoa é rica em magnésio. O magnésio contribui para dilatar os vasos sanguíneos e, assim, aliviar a enxaqueca. O magnésio também pode reduzir a diabetes tipo dois, promovendo o controle de açúcar no sangue saudável. Outros benefícios de saúde de magnésio incluem a transmissão de impulsos nervosos, regulação da temperatura corporal, desintoxicação, produção de energia, e na formação de ossos e dentes saudáveis.

6. Quinoa é elevado em Riboflavina (B2). B2 melhora o metabolismo de energia dentro do cérebro e nas células musculares e é conhecido para ajudar a criar a produção de energia nas células adequada.

7. Quinoa tem um elevado teor de manganês. O manganês é um antioxidante, o que ajuda a evitar danos das mitocôndrias durante a produção de energia, bem como para proteger as células vermelhas do sangue e de outras células de uma lesão pelos radicais livres.


Onde encontrar a quinoa ?

A quinoa pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais.


COMO CONSUMIR?

A quinoa geralmente é vendida na sua versão em pó, ficando parecida com a aveia moída, mas também pode ser encontrada como grão inteiro. Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas.

De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, não existe uma recomendação certa para o consumo diário de quinoa. "Pensando em uma dieta de duas mil calorias, podemos dizer que duas colheres de sopa por dia são suficientes", afirma.
É possível acrescentar a quinoa à alimentação de diversas formas:

Saladas: a quinoa pode ser usada para temperar a salada tanto como a semente propriamente dita como também na forma de farinha.


 • Com leite ou iogurte: os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes, por exemplo. Isso ajuda a acrescentar mais fibras ao preparo, melhorando o fluxo intestinal e garantindo a saciedade.



Substituindo a farinha de trigo: a farinha de quinoa pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar.



Misturado em sucos ou vitaminas: colocar uma colher de farinha de quinoa a sucos ou vitaminas acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco a essas bebidas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Pelo fato de estarem em forma de suco, a frutas perdem muito das suas fibras, e a quinoa pode ajudar a equilibrar essas quantidades.


Com frutas: consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa, de proteínas - dois nutrientes indispensáveis para quem está praticando atividade física.



Contra-indicações para o consumo


Não há qualquer contra-indicação para o consumo da quinoa, desde que seja consumida nas quantidades adequadas (até duas colheres de sopa por dia). Isso porque ela é um alimento calórico, que se consumido em excesso pode desequilibrar a dieta.


COMPARAÇÃO COM OUTROS ALIMENTOS


  • A quinoa é uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal: cada 100g de quinoa possui 12g de proteínas, quantidade superior a encontrada na soja, no trigo, no arroz e na aveia, mas inferior a encontrada na chia.

  • O grão também ganha disparado quando o assunto é quantidade de gorduras: são 6,1g de lipídeos em 100g de quinoa contra 1,5g do trigo e 10,2g da aveia, por exemplo - e é importante lembrar que as gorduras presentes na quinoa são o ômega 3 e o ômega 6, ambas benéficas para o organismo, ajudando principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares.

  • Ela também é um dos grãos que tem maior teor de ferro (10,9mg por 100g de quinoa), perdendo apenas para o amaranto (17,4mg por 100g). Essas quantidades de ferro são aproximadamente 550 vezes maiores que as encontradas no feijão.

  • Possui cerca de 66mg de cálcio por 100g do grão, quantidade superior a do arroz, trigo, centeio, feijão e cevada, mas inferior a da aveia, do milho, da soja, da linhaça, do amaranto e da chia, que entre todos os grãos é a mais rica em cálcio.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Viajando com crianças no avião


As férias de julho  chegaram, e para muitas famílias, é a oportunidade de fazer uma viagem com os filhos. Mas para que tudo corra bem, sem imprevistos e sem estresse, alguns cuidados são necessários. Em primeiro lugar, é importante consultar com um pediatra antes de viajar, para   assegurar que a criança é saudável.




A SEGUIR OFERECEMOS ALGUMAS DICAS:

  • Ante de comprar o bilhete, Primeiro de tudo, certifique-se de que você tem a documentação correta para embarcar com seu filho: carteira de identidade ou certidão de nascimento do bebê para vôos nacionais e passaporte para viagens internacionais. Opte pelos vôos noturnos e os assentos da primeira fileira, já que o espaço é prioritário para crianças em berços e desacompanhadas, além de outros casos como passageiros acompanhados de cão-guia, e oferece maior conforto para colocar, por exemplo, uma cadeirinha de bebê (que seja certificada para uso aeronáutico).
  • Prefira vôos diretos, sem escalas. Você pode se arrepender da economia que fez ao optar por um vôo com escalas quando estiver com crianças que se cansarão mais facilmente, além de ficarem frustradas com a demora excessiva.
  • Se você tem bebê, procure  vôos que interfiram o menos possível com a rotina do bebé. Os noturnos são melhores para as jornadas mais longas uma boa estratégia é escolher vôos noturnos, para que a criança adormeça com maior facilidade.
  • Quando você está viajando com crianças é importante que você chegue o mais cedo possível. Isso lhe dá tempo suficiente para fazer check-in despachar sua bagagem, ida ao banheiro e etc. Crianças podem se assustar com o controle de segurança também e isso exige tempo.
  •  “Se vai com crianças menores (até 5 anos), uma estratégia é ir durante a noite, período em que eles estão acostumados a dormir”, sugere a pediatra Raquel Quiles. Para os mais grandinhos, vale explicar tudo sobre a viagem, ilustrando os momentos de diversão que eles terão no destino. Usar a psicologia funciona muito.
  • Ao fazer a reserva da passagem, diga que viajará com uma criança, e pergunte se a companhia oferece refeições infantis no caso de seu filho já comer alimentos sólidos.
  • Para tornar a viagem mais divertida, aconselha-se preparar as crianças com antecedência, além de levar brinquedos a bordo para distraí-las.
  • Não confie na alimentação disponível no avião. Leve consigo uma provisão de alimentos que você sabe que seu filho não rejeita.
  • A OMS chama a atenção para a necessidade de a criança completar o plano de vacinação de rotina antes de viajar. 
  • A movimentação do avião pode causar vertigens, náuseas e até vômito. “Por isso, consulte um pediatra antes de ir e, se for o caso, cerca de 40 minutos antes de embarcar, medique seu pequeno de acordo com as recomendações dele”, alerta a pediatra Raquel Quiles.
  • Outro incomodo comum é a dor de ouvido, principalmente nos menores de dois anos. Para isso, o médico Ricardo de Castro sugere: “Ofereça líquidos enquanto o avião está sob pressurização. Assim, os ouvidos não tencionam tanto e doem menos”.
  • Pode subir no avião com mamadeira e  papinhas na bagagem de mão,, costuma fazer em casa, apenas com as quantidades que serão utilizadas durante seu vôo. Portanto, calcule o quanto vai usar antes de sair de casa. Não se esqueça de que, de acordo com a Anac, os alimentos devem ser apresentados no momento da inspeção, ou seja, na hora do raios-X da mala de mão.



  • Com respeito a viajar com recém-nascido, As companhias aéreas aceitam transportá-los apenas quando têm mais de 7 dias de vida. Porém a recomendação médica é outra: “É ideal ter mais de 28 dias. Antes disso, ele é considerado neonatal e pode haver a necessidade de retorno ao hospital por alguma complicação”, explica o pediatra Ricardo de Castro, de Minas Gerais.
  • Em um vôo doméstico é necessário que você esteja com o documento de identidade ou a certidão de nascimento do pequeno. Lembre-se de que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de 12 anos precisam estar acompanhados de, pelo menos, um dos pais ou parentes maiores de 18 anos. Caso contrário, você precisará fazer uma autorização judicial (com firma reconhecida) para que ele embarque com outro acompanhante.
  • Em um vôo internacional, a criança precisará ter um passaporte. Mas fique atenta à data de validade dele, pois a de crianças menores de 5 anos é menor do que a de adultos. Também será preciso conseguir um visto caso o país de destino exija. E, se seu filho for embarcar apenas com você, é preciso levar uma autorização por escrito do pai com firma reconhecida. O modelo da carta pode ser encontrado no site do Tribunal de Justiça.
  • Algumas aeronaves possuem fraldários. Troque seu bebê antes de embarcar, no próprio aeroporto (a maioria tem fraldário, junto ao banheiro). Se precisar fazer isso no avião, chame a comissária de bordo e pergunte se tem algum lugar onde você possa ficar mais à vontade com o bebê. Mas atenção: não pule a troca de fraldas, pois isso pode causar desconforto e até assaduras graves.
  • De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os menores de dois anos de idade poderão ter seu transporte cobrado, mas o valor não pode ultrapassar 10% da tarifa paga pelo adulto, desde que não ocupem um assento.   Já os pequenos com mais de dois anos deverão ocupar assento e, conseqüentemente, pagam a tarifa (ou uma parte dela) definida pela companhia aérea. O desconto pode chegar a 50%. As taxas de embarque são isentas apenas para menores de dois anos, segundo norma da Infraero. Os mais velhos podem ou não ganhar descontos, que seguem critérios conforme a companhia.



  • Segundo a Anac, crianças de até 12 anos, de colo ou não, são consideradas passageiros com necessidades especiais e têm preferência no embarque, no check-in e nos assentos diferenciados, como os das primeiras fileiras. Isso vale também se você estiver amamentando. Mas é preciso avisar a companhia no ato da compra ou depois, pelo SAC, com 48 horas de antecedência. Para o check-in, mesmo tendo atendimento preferencial, você ainda deverá respeitar o horário de chegada pedido pela empresa, que geralmente é de uma hora para vôos domésticos e duas para internacionais.
  • “Durante a viagem, podem acontecer algumas intercorrências e ser necessário checar a vacinação”, avisa a pediatra Raquel Quiles. A carteirinha também é útil em caso de doença no local de destino. “Nesse caso, o médico do pronto-atendimento verificará o cartão e tomará as medidas necessárias”, acrescenta o pediatra Ricardo de Castro.
  • De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela deve ser dada antes de ir para a maioria dos estados brasileiros (AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF, estados considerados endêmicos; PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS, estados da área de transição; e alguns municípios de BA, ES e MG, considerados de risco potencial) . Segundo o pediatra Ricardo de Castro, de Minas Gerais, essa vacina é dada sempre aos 9 meses de idade e repetida a cada dez anos. “Faz parte do calendário oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria”, garante. Agora, se seu filho tem menos de 9 meses, saiba que não é recomendado antecipar a vacina. “Nesse caso, seria melhor não ir”, diz a pediatra Raquel Quiles.
  • Para evitar dores de ouvido ou infecções, Sylvio Monteiro explica que a lavagem do nariz é um grande aliado. “Com a pressão, a secreção que está na garganta pode subir pela trompa de Eustáquio, que é o canal que liga nariz e ouvido à garganta. A criança sente dores na hora e depois surge a infecção. A limpeza deve ser feita no mesmo dia, antes da viagem”, ensina o pediatra. Segundo informações da ANAC, as dores no ouvido ocorrem na fase do pouso. “Para alívio desse sintoma, recomenda-se que a criança mame no peito ou na mamadeira, chupe chupeta ou beba água no copo”, diz a Cartilha de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • De acordo com a ANAC, a entrada de medicamentos em outros países poderá sofrer fiscalização sanitária. Portanto, leve na bagagem de mão somente o que for necessário para ser usado no período da viagem, sempre com prescrição médica com o nome do paciente e na embalagem original para melhor identificação na hora da inspeção. O que for sobressalente, leve na mala despachada. 
  • “A  criança doente não viaja, a não ser para ir ao hospital. Um resfriado tudo bem, mas isso pode evoluir para uma otite durante o  vôo por causa da pressão. No alto, a pressurização muda e quanto menor a pessoa, menos oxigênio ela tem. Essa situação também pode diminuir a imunidade, facilitando a entrada de outras doenças ou piora do quadro”, afirma Sylvio Monteiro.



  


Sopa de creme de abóbora

Todos nós, a  partir de 6 meses de vida, precisamos ter uma alimentação variada, balanceada e rica em vitaminas, fibras e sais minerais. 
E é por isso que a ABÓBORA deve fazer parte dela. 
Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais, como o cálcio, o fósforo e o 
ferro, a abóbora é de fácil digestão, ótima para crianças, principalmente até 1 ano de idade, que é 
quando seu sistema digestivo está terminando de ser formado.
Além disso, a abóbora: 
   - É fonte de beta caroteno que, no organismo forma a vitamina A, de vital importância para a saúde, o fortalecimento da visão, o crescimento adequado da criança e seu bem- estar, além de aumentar a resistência do organismo contra doenças infecciosas; 

   - Regula o intestino, pois é uma importante fonte de fibras; 
   - Seus nutrientes dão energia; 
   - Deixa a pele e os cabelos macios e bonitos; 
   - É essencial para crianças prematuras e de baixo peso; 
   - Contribui de maneira importante para a formação dos ossos, músculos e cérebro; 
   - E combate a anemia, ajudando na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. 

A quantidade de abóbora que deve estar presente na alimentação do bebê também é importante.


SOPA DE CREME DE ABÓBORA


Ingredientes:

21/2 xícaras de abóbora madura
4 xícaras de água
4 colheres (sopa) de arroz
21/2 xícaras de leite
3/4 xícaras de cebola 
1 colher (sopa) de  margarina
Sal a gosto


Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora na água até ficar macia. Depois de cozida, acrescente o arroz e deixe cozinhar até amolecer e secar a água.
Bata no liquidificador a abóbora com o arroz, o leite, a cebola , a margarina e metade do tablete de caldo de carne, Leve ao fogo brando até engrossar. Tempere com sal.

! bom apetite !


Receitas de papinhas para o bebê

O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Após os 6 (seis) meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.

O período entre os 6 e os 9 meses é cheio de mudanças na alimentação do bebê. A grande novidade desta fase é que só o leite sozinho, seja o materno ou a fórmula em pó, passa a não dar mais conta de todas as necessidades nutricionais que o bebê tem para continuar crescendo forte e saudável. Chegou a hora de comer comida também! 

A partir dos 6 meses, o sistema digestivo já está mais maduro, e o organismo é mais forte para enfrentar eventuais infecções ou alergias causadas por novos alimentos. 

Aos poucos, o bebê vai começar a comer frutas amassadas e raspadas e gradativamente passará para as papinhas salgadas, primeiro no almoço e depois no jantar. Tudo sem pressa, com muita paciência, mas também com persistência. 

O leite materno, no entanto, continua a ser um alimento importante e reconfortante para o bebê, e, segundo o governo brasileiro e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que seja oferecido até os 2 anos de idade ou mais. 


PRIMERAS SEMANAS :


Batata, batata doce, inhame, abóbora, mandioca…

Frutas: Mamão papaia, Banana, Maçã, Pera…

Uma a uma está bom demais!

Siga dessa forma por 3 a 5 dias… se o seu bebê manifestar dor ou algo diferente no comportamento (chorar mais que de costume, não conseguir dormir, cuspir ou engasgar), pare de dar o alimento, e substitua por outro da lista.

Muita calma nessa hora!

PURÊS


  • No vapor


Se não tiver uma panela para a ocasião, basta juntar o escorredor de macarrão a uma panela onde ele se ajuste nas bordas.

Depois passe o alimento na peneira ou amasse bem com o garfo, sem deixar grumos.

Prefira alimentos orgânicos para cozinhar no vapor.
Pode cozinhar com as casca.


  • Na Panela


Cozinhe em água suficiente para cobrir o alimento, com 3 dedos acima.
Se for convencional, retire a casca onde os pesticidas se acumulam em maior quantidade.


  • No Forno


Demora bem mais para ficar pronta, porém o sabor do alimento fica acentuado e mais atrativo.
Ideal para fazer papinha de batata doce (tempo médio 40 minutos no forno).
Após cozinhar, corte em fatias e amasse bem até formar um purê, ou passe no espremedor de batatas. Coloque um pouco de leite materno para dar melhor consistência e aumentar o valor nutricional.

** Não acrescente fórmula ou leite artificial nas papinhas salgadas.

TEMPERO?

Não precisa. Por isso, escolha batata doce, abóbora ou inhame de começo, que caem bem sem precisar de muitos artifícios.
Opte pelos alimentos com sabor adocicado.

Mesmo com receitas onde dizem que “pode colocar 1 colher de café” de sal, não coloque ao menos nos primeiros dias. E SE colocar, que seja 1 pitadinha.

Você é quem determina o paladar do seu bebê nessa fase. Não imponha o seu paladar sobre o dele, que ainda está se desenvolvendo.
Ofereça a papinha o mais natural possível.

Se amamenta, e o bebê estranhou a novidade, pingue um pouco do Leite Materno na papinha salgada, que fornecerá gordura, sódio, proteína, tudo na medida certa

Se oferece fórmulas artificiais, acrescente 1 fio de óleo de azeite extravirgem na papinha.

Lembre-se de dar água ao bebê amamentado artificialmente entre as refeições.


APÓS AS PRIMEIRAS SEMANAS…

Pronto! Seu bebê já conheceu os novos sabores, consegue reconhecer a colher, o pratinho, o cadeirão… hora de partir para a próxima etapa, com mais ingredientes na panela:

PAPINHA DE ABÓBORA
½ Abóbora Moranga
Corte uma rodela fina de cebola, corte em 6 e coloque uma parte.
1/4 colher de sopa de óleo vegetal de canola ou girassol
1/2 copo de água
1/2 xícara de Arroz papa*
Abra a abóbora e retire as sementes.

Refogue a cebola da seguinte forma: coloque o óleo e a cebola na panela e ligue o fogo. mexa rápido, sem deixar fritar. Espere sentir o aroma da cebola e então coloque a abóbora cortada em cubinhos pequenos. Mexa bem.
Acrescente a água.
Tampe a panela até a abóbora ficar macia.
Misture o arroz papa.
Deixe esfriar e amasse com o garfo.

SUCOS

Laranja Lima, Água de côco, Mamão

segunda-feira, 15 de julho de 2013

! Cuidado com o tempo seco !

Baixa umidade relativa do ar aumenta risco de doenças respiratórias, alergias e viroses principalmente em nossos filhos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice considerado ideal da umidade é de 60%, mas são frequentes números muito abaixo disso.
A baixa umidade do ar traz uma série de desconfortos para as crianças e adultos. 

O tempo está seco na sua cidade? 
Saiba que o impacto desse clima atinge a saúde de crianças e adultos. Entre os sintomas estão ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz e, principalmente, doenças respiratórias - o que se agrava ainda mais se a criança é alérgica. 
“Atualmente, uma em cada cinco crianças têm algum tipo de alergia, e, quando o tempo fica seco, as alérgicas, que têm rinite ou asma, por exemplo, são as que mais sofrem com os desconfortos respiratórios”, diz o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz (SP). Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer casos de sangramento nasal), espirros, garganta seca e falta de ar são as manifestações respiratórias mais comuns", diz. 

Nas grandes cidades, a situação se complica ainda mais. Isso porque mais partículas de diversos tipos ficam no ar e são inaladas, como os ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materias queimados. 

Veja abaixo os cuidados para os dias de ar seco:

  • Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.
  • Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.
  • Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial
  • Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.
  • Para ter certeza   de   que  as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois,  observe  se  elas  estão   fazendo   xixi.   Se  a  criança   não   está   indo  ao  banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.
  • Atividades físicas ao  ar  livre  e  exposição  ao  sol  também  devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.
  • Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.


Grávidas

1. Quais cuidados a gestante deve tomar quando o tempo está seco?
É importante que a gestante não descuide da hidratação. Por isso, vale beber mais água e sucos do que o normal. “A desidratação pode levar à redução no volume de sangue que circula pela placenta, prejudicando, assim, a oxigenação e a nutrição do bebê”, explica Mariangela Maluf, ginecologista e obstetra do Centro Especializado em Reprodução Humana, de São Paulo.

2. É necessário mudar alguma coisa na alimentação?
Sim. É fundamental a ingestão de mais líquidos, como sucos, frutas ou um simples copo de água.

3. Quanto às atividades físicas, a gestante deve fazer alguma mudança?
Com certeza. Nada de se exercitar debaixo do sol escaldante do meio-dia. E, principalmente, beber muita água antes, durante e depois da atividade.

4. Por que os lábios ficam rachados? O que fazer?
“Os lábios sofrem por ressecamento ou mesmo por hábito de umidificar sempre com a saliva, o que favorece as rachaduras. Use a famosa manteiga de cacau ou um batom hidratante”, orienta a ginecologista e obstetra Mariangela Maluf.

5. Por que é comum ter dor de cabeça quando o tempo está tão seco?
Com o tempo seco, a pressão pode cair por falta de uma hidratação adequada e isso leva à dor de cabeça. Por isso, é tão importante aumentar o consumo de água e sucos.

6. Existem dicas para as gestantes conseguirem dormir melhor?
“Para dormir melhor, procure não cochilar durante o dia”, explica Mariangela Maluf, ginecologista e obstetra do Centro Especializado em Reprodução Humana, de São Paulo. O ambiente também influencia – e muito – o sono. Então providencie uma maneira de deixar o quarto úmido e arejado.


Crianças

1. Quais são os efeitos do ar seco nas vias respiratórias?
“As vias aéreas dependem de uma cobertura de muco, que exerce a função de filtrar o ar inspirado e também de umidificá-lo para que ele chegue aos pulmões. No tempo seco, esse muco fica mais espesso e acaba não exercendo muito bem essas funções”, explica Fabrízio Romano, otorrinolaringologista pediátrico do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo. Para piorar, a baixa umidade facilita o aumento da concentração de poluentes no ar. “Isso causa irritação na garganta e nariz. A imunidade cai, piora os quadros de rinite e asma. Afinal, a poeira acompanhada de bactérias chega mais facilmente ao corpo da criança”, completa o otorrinolaringologista.

2. O tempo seco aumenta a incidência de sinusite?
Sim. Aliás, aumenta também a incidência de outros problemas, como faringite e rinite. Isso acontece porque, quando o ar está seco demais, nossa pele resseca na mesma proporção. Inclusive a pele que reveste as vias aéreas, canais pelos quais o ar passa ao respirarmos. “Esse ressecamento causa maior irritação, proliferação bacteriana e maior contato com substâncias alergênicas. Assim, aumentam as chances de inflamação e infecção”, explica Victor Nudelman, pediatra e neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.




3. Por que as crianças sentem dor de cabeça?
“Geralmente, relaciona-se a desidratação aos dias secos. Mas existem outras causas de cefaleia, que são: sono de má qualidade, estresse (muitas atividades ou ficar muito tempo no trânsito) e períodos longos em jejum”, alerta o pediatra Victor Nudelman. Por isso, é fundamental, para crianças e adultos, a ingestão constante de líquidos.

Nessas horas, o soro fisiológico é um grande aliado. A mãe pode pingá-lo diretamente no nariz da criança ou fazer inalações com o soro. “Dessa forma, mais fluidas se tornam a secreções produzidas pelo nosso organismo, e sua eliminação, mais fácil”, aconselha Bernardo Kiertsman, pneumologista infantil e chefe do serviço de pneumologia pediátrica da Santa Casa de São Paulo. Outra sugestão é evitar ambientes fechados demais ou com aglomerações, o que facilita o risco de contato com vírus e bactérias.

4. Como aliviar o nariz ressecado?
Uma boa dica é pingar o soro fisiológico. “Mas lembre-se de que, se estiver muito frio, o líquido gelado pode irritar a mucosa. O ideal, então, é usá-lo na temperatura do corpo”, ensina o otorrinolaringologista Fabrízio Romano. Uma dica é esfregar o frasco entre as mãos. Isso aquece o soro, deixando-o numa temperatura similar à do organismo.

5. Quando é preciso correr para o hospital?
Se há muita tosse ou se a criança estiver com algum tipo de dificuldade para respirar.



Que atitudes podem ajudar  a  aliviar  esses  sintomas  em nossos filhos ?


1. Beber muita água. Olavo Mion diz que, para as crianças, é bom que seja dado um copo pequeno de água a cada hora. Para mães que estão amamentando, Sylvio Renan diz que a indicação é a mesma.

2. Lavar o nariz com soro fisiológico. De acordo com os especialistas, esta é uma prática que se mostrou bastante eficaz para hidratar as vias nasais. “Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo”, explica Sylvio Renan. “Quanto menor a criança, maior a obstrução dos canais nasais, por isso, maior a preocupação”, completa.

3. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência. Apesar das crianças não sofrerem tanto com os olhos secos, a poluição pode prejudicá-los. Use colírio ou soro fisiológico para limpá-los.

4. Passar hidratantes apropriados na pele. A pele das crianças também resseca durante o tempo seco, por isso os especialistas aprovam o uso de hidratantes especiais, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secas.

5. Evitar passeios e esportes ao ar livre. Apesar do sol fazer bem para os bebês, Olavo Mion explica que este tempo não é indicado para levá-los para fora de casa. “Quando a umidade fica abaixo de 30%, é melhor manter as crianças em ambientes com a umidade controlada”, diz.

6. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. Os especialistas explicam que atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto da criança ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente.

7. Limpar e desligar os umidificadores na hora certa. Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira. “Se o ar está úmido demais, pode criar bolor na parede”, explica Gilberto Petty. Além disso, é de extrema importância que o aparelho seja limpo com cloro pois tende a criar fungos e bolores, algo que também faz mal para as vias respiratórias da criança, avisa Sylvio Renan.

Muffin de milho


Vamos amigas a preparar para nossos filhos um rico e delicioso muffin de milho. eles vão adorar.



O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidrato. Possui também quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E, além de sais minerais. Ajuda na regularizaçao do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco.
Possui propiedades antioxidantes e é ainda rico em fósforo.
Seu consumo proporciona vários benefícios à saúde, principalmente pelo fato de que, ao contrário do arroz e do trigo, o milho conserva sua casca. A casca do milho é uma rica fonte de fibras, importantíssimas para a manutenção do ritmo intestinal. Além disso, é rico em carboidratos, proteínas.
Embora o milho seja um ingrediente presente em vários pratos brasileiros, como a canjica e a pamonha, seu consumo na mesa dos brasileiros, seja direta ou indiretamente, é muito baixo. Segundo a Embrapa, apenas 5% de todo o milho produzido no Brasil é consumido diretamente pelo homem. A grande parte (65%) é utilizada na alimentação de animais. Em outros países, como no México, a situação é diferente, visto que o cereal é a base da alimentação.
Os maiores produtores mundiais do milho são os Estados Unidos. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial. Assim, ao lado da soja, o milho representa cerca de 80% de toda a produção de grãos do Brasil. Os maiores produtores são os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. 


MUFFIN DE MILHO

Delicioso e fofinho!
Rendimento: 12
Dificuldade: Fácil


Ingredientes:

. 1/2  xícara de farinha de trigo
. 1/2  xícara de fubá
. 1 colher (sopa) de açúcar
. 1/2 colher (chá) de fermento em pó
. 1/2 colher (chá) de sal
. 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
. 1 ovo
. 3/4 de xícara de iogurte natural
. 1/2 xícara de milho debulhado, cozido

Modo de preparo:

Unte com manteiga 12 forminhas de muffin e reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um furo no centro e adicione a manteiga, o ovo, o iogurte e o milho. Mexa até incorporar todos os ingredientes. Divida a massa entre as forminhas e leve para assar  em  forno quente (200 ºC), preaquecido, de dez a 15 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Espere amornar de cinco a dez minutos antes de desenformar.



Bolo de maçã com canela


A maçã é uma das frutas que pode ser  aproveitada  por inteira, a qual possui maior concentração de vitamina C que se encontra na casca, por isso, a importância de comer a maçã com casca, pois esta é a parte que é mais desperdiçada pelas pessoas.
A maçã é rica em vitaminas como B1, B2, E, C e A, além dos sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre, magnésio e potássio. É ainda rica em fibras solúveis e insolúveis, sendo que as fibras e os antioxidantes são encontrados em maior quantidade nas cascas, por isso, o motivo de ingerir a maçã com a casca.
A maçã é indicada para os seguintes problemas de saúde, pois possui ações terapêuticas: catarro, asma, bronquite, artrite, ácido úrico, câncer de cólon, cálculos renais, problema na vesícula biliar, diarreia, diabetes, depurativo do sangue, distúrbio intestinal, inflamação nos olhos, perda de peso, reumatismo, problemas cardíacos, hipertensão arterial, problemas de digestão, inflamação na garganta, enfarte, dores menstruais, gota, feridas, machucados, excesso de colesterol, doenças do cérebro, bronquite, tuberculose, mau hálito e tabagismo.
A maçã ajuda a combater problemas cardíacos, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como o de mama e o cólon. regula o intestino, evita sérios problemas no sistema nervoso, retarda o envelhecimento, contribui para a formação dos ossos e dentes, ajuda no processo de digestão e na formação do sangue.
Por possui diversos benefícios à saúde, não é de se admirar que a maçã receba o nome de rainha das frutas, pois ela traz tantos benefícios para a saúde que diversos médicos dizem que se as pessoas comerem pelo menos uma maça por dia, eles não terão mais que trabalhar, pois ela previne e trata diversas doenças.
A maçã pode ser consumida de diversas maneiras, como por exemplo, crua, assada, suco, geleia, doce, compota, bolos, tortas, pudins, vinagre, crepes e in natura.
A maçã é um excelente alimento para compor o cardápio das pessoas diariamente, pois ela sacia a fome e ainda deixa a pele saudável e bonita e o organismo livre de sérios problemas de saúde.

 BOLO DE MAÇÃ COM CANELA


Ingredientes:

2 xícaras  de farinha de trigo
3 unidades de maçã picada c/casca
½ xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
3 unidades de ovo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
½  colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando primeiro os ingredientes líquidos. Despeje em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido para assar até que, ao espetar um palito, este saia seco.

Dica: A maçã é rica  em pectina, fibra solúvel em água que auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue.



sexta-feira, 5 de julho de 2013

Alimentação

Você já se perguntou por que as crianças adoram pizza, hambúrguer, sucos com açúcar, cereais e açúcar mergulhados em chocolate biscoitos recheados e salgadinhos. Eles sentem um carinho por esse tipo de comida??

Segundo a Dra. Julie Menell pesquisador americano, aponta para uma razão biológica para muitas crianças rejeitam vegetais de entrada e, em vez gostam por doces. A explicação deve ser procurada no instinto de sobrevivência da raça humana.

Temos 27 receptores amargas para detectar em comparação com apenas 3 para o doce, como tóxicas ou perigosas para o corpo de nossos ancestrais pré-históricos geralmente identificados por seu gosto amargo. No entanto, foi associado com açúcares doces, isto é a aquisição imediata de energia.

Mesmo que pode ser devido ao gene detector não só rejeitar gosto amargo como brócolis, mas legumes mais doces como cenoura ou pimentas.

Além de um estudo realizado nos EUA publicado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition sugere que, se algumas crianças olham um prato cheio de legumes,se recusa a comer, não é porque  o gênero não é de qualidade superior, mas porque o seu código genético tem hipersensibilidade sabores ao gosto amargo.

 Como podemos alcançar uma boa alimentação para os nossos filhos? Como  pais responsáveis por nossos filhos, temos a obrigação de fornecer uma alimentação saudável

E que é uma alimentação saudável?

Uma dieta saudável é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais e de energia que cada pessoa necessita para permanecer saudável.

Uma pessoa bem alimentada tem mais oportunidades para:

    • desenvolver plenamente
    • Vida Saudável
    • Aprender e trabalhar melhor
    • Proteja-se contra doenças.

A dieta variada garante a incorporação e utilização de todos os nutrientes que eles precisam para crescer e viver saudavelmente.

Comer saudável, e melhorar a qualidade de vida em todas as idades, tem sido mostrado para prevenir o desenvolvimento de doenças tais como:

    • Obesidade
    • Diabetes
    • doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
    • Hipertensão
    • Dislipidemia
    • Osteoporose
    • Alguns tipos de câncer
    • Anemia
    • Infecções

Recomenda-se comer saudável:

    • Distribuir comida em 3 refeições principais e dois lanches
    • Moderar o tamanho das porções
    • Consuma no dia 2 de frutas e 3 porções de legumes de todos os tipos e cores
       de preferência crus
    • No almoço e jantar, metade do prato ser legumes e uma sobremesa
       fruto
    • Incorporar legumes, grãos integrais, sementes e frutas secas.
    • Comer carne vermelha ou branca (frango ou peixe) não mais do que 5 vezes por semana.
    • Cozinhe Com pouca sal. Substitua-a com salsa, manjericão, tomilho, alecrim e outros
       condimentos.
    • Evite o uso de sal na mesa.
    • Limite a ingestão de açúcar e álcool.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Nossos filhos


O cuidado do nossos filhos, faz parte quase natural do papel dos pais e, obviamente, preocupa aqueles que estão nesta função paterna.
A tarefa mais importante que os pais têm é o cuidado do nossos filhos.
A infância passa por vários aspectos, tais como o amor, alimentação, educação, jogo e saúde. Se você respeitar e promover os direitos das crianças, provavelmente,você está fazendo o seu dever como pais
Tanto a mãe como o pai têm a tarefa de construir uma família, que permite que a criança se desenvolver fisicamente, mentalmente e emocionalmente.
É em casa, onde a criança cria sua primeira ligação, moldar seus fundamentos culturais e dá os primeiros passos para a consolidação da sua personalidade.
Neste processo, nenhum pai está livre de cometer erros, mas nós podemos fazer todo o possível para cumprir a nossa obrigação como pais.
Aqui estão algumas dicas que podem nos ajudar a cuidar do nossos filhos:


  • A autoridade não é imposta deve ser uma relação de respeito, sempre buscar o diálogo com ele.
  • Alimentação deve ser saudável.
  • Dê-lhes espaço e não invadir.
  • Devemos ensiná-los desde cedo aprender a tomar decisões e assumir as conseqüências.
  • O tempo que passamos com nossos filhos, vale mais do que qualquer brinquedo.

Ser pais não é um talento, é um aprendizado diário exige empenho e paciência, lembre-se que as crianças são um presente da vida e

o dever dos pais é dar amor, carinho e compreensão.